Olá pessoal, tudo bem?
Hoje comemora-se no Brasil o Dia do Protetor das Florestas, o Curupira.
Com corpo de menino, cabelos vermelhos e pés virados para trás, é o guardião das florestas. Assoviando continuamente para atormentar caçadores e desmatadores.
Enquanto você lê este email, estamos na floresta amazônica, no Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque no Amapá, o maior parque nacional do Brasil, com uma área (38.874 km2) quase igual à da Holanda (41.850 km2).
Esperamos não encontrar o Curupira na trilha, mas sabemos que, através do ecoturismo estamos ajudando a proteger as florestas como o Curupira.
E você, como vai proteger a floresta hoje?
Já que é segunda feira e talvez não dê para estar numa floresta, temos algumas dicas para você.
Você pode começar assistindo a nossa conversa com o pessoal do Instituto Ekos Brasil sobre o Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu. Uma conversa super gostosa, cheia de imagens lindas que você pode conferir neste link.
E você pode contribuir para a construção de uma nova trilha nesse parque maravilhoso. Cada trilha bem ordenada contribui para a proteção das florestas. Quer saber como ser um Curupira?
No mês que vem vamos à Suécia fazer a trilha Fjällräven Classics, de 110km acima do círculo polar ártico. Uma trilha clássica e linda, serão 5 dias em acampamento selvagem. Ainda bem que é quase plana.
A Fjällräven é uma marca sueca de produtos e roupas outdoor muito preocupada com sustentabilidade. Eles disponibilizaram um cupom de 10% de desconto - entreparquesbr - na loja online!
Como retribuição pelo convite, nós vamos doar 10% de cada compra feita com esse cupom para a construção de uma nova trilha no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu através do Fundo Peruaçu gerido pelo Instituto Ekos Brasil.
Viu só como Amazônia, Ártico e Cerrado se conectam no dia do protetor das florestas?
Bora fazer parte dessa história que conecta todos os parques nacionais brasileiros e agora conecta Amazônia e Ártico, com benefícios para o Cerrado? Bora ser Curupira?
Ótimo abraços